Estudo Bíblico-Teológico Pastoral

De Agosto a Novembro de 2024 será estudado o Evangelho de São João. O Evangelho segundo João (em grego: Τὸ κατὰ Ἰωάννην εὐαγγέλιον, transl.: Tò katà Iōánnēn euangélion), também referido como Evangelho de João, o Quarto Evangelho ou simplesmente João, é um dos quatro evangelhos canônicos no Novo Testamento. Ele tradicionalmente é o quarto evangelho, sucedendo aos evangelhos sinóticos de Mateus, Marcos e Lucas.

Apesar do autor do Evangelho de João ser anônimo, a tradição cristã geralmente a atribui para João, o Apóstolo, filho de Zebedeu e um dos doze apóstolos de Jesus. Este evangelho está tão relacionado em estilo e conteúdo com as outras três epístolas joaninas que os estudiosos tratam estes quatro livros, juntamente com o Livro de Apocalipse, como uma única coleção de escritos dentro da literatura joanina, embora não necessariamente tenham sido escritos pelo mesmo autor.

Alguns estudiosos sugeriram que uma tradição tenha se desenvolvido em torno da “comunidade joânica”, que deu origem à este evangelho. A descoberta de um grande número de fragmentos de papiro de manuscritos com temas joaninos levou mais estudiosos a reconhecer que os textos estavam entre os mais influentes da Igreja primitiva.

Os discursos contidos neste evangelho tiveram seu enfoque em questões do debate igreja-sinagoga no momento da sua composição. É notável que, em João, a comunidade parece definir-se principalmente em contraste com o judaísmo, e não como parte de uma comunidade cristã mais ampla. Embora o cristianismo tenha começado como um movimento dentro do judaísmo, ele se separou gradualmente do judaísmo por causa de mútua oposição entre as duas religiões

O Estudo Bíblico-Teológico Pastoral é um serviço formativo visa à formação teológica dos leigos comprometidos com a evangelização em suas comunidades, possibilitando-os firmeza à sua fé no engajamento de construção de um mundo mais justo e mais humano.
Objetivos
 Introduzir o agente de pastoral em quatro áreas básicas da Teologia: Bíblia, Doutrina, Moral e Pastoral.
– Proporcionar ao agente de pastoral uma profunda aproximação da pessoa de Jesus Cristo.
– Oferecer aos agentes de pastoral as condições de exercer o seu papel como leigo no mundo dando testemunho da sua fé, em diálogo com a sociedade.
– Possibilitar ao agente de pastoral a formação teológica para o exercício dos diversos serviços pastorais.
Disciplinas
 Bíblia  –  Introdução à Sagrada Escritura – Pentateuco – Livros históricos – Literatura Sapiencial – Profetas –  Evangelhos Sinóticos – Atos dos Apóstolos – Epístolas Paulinas – Epístolas Católicas – Literatura joanina
Teologia –  Antropologia teológica – Trindade – Revelação – Cristologia – Pneumatologia
Eclesiologia – Mariologia – Liturgia – Sacramentos – Doutrina Social da Igreja
Espiritualidade – Ética e Moral – Escatologia e Novíssimos.
História – História de Israel – Palestina no tempo de Jesus – História da Igreja.
Pastoral - Teologia Pastoral – Sociologia – Homilética – Metodologia e Pastoral Catequética
Psicologia Pastoral – Missiologia – Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso.
 Período de 2024 - 2028