Esquema de Formação 2018

Curso de Formação Bíblico-teológico Pastoral

De Agosto a Novembro de 2018 será estudado o Evangelho de São João. O Evangelho segundo João (em grego: Τὸ κατὰ Ἰωάννην εὐαγγέλιον, transl.: Tò katà Iōánnēn euangélion), também referido como Evangelho de João, o Quarto Evangelho ou simplesmente João, é um dos quatro evangelhos canônicos no Novo Testamento. Ele tradicionalmente é o quarto evangelho, sucedendo aos evangelhos sinóticos de Mateus, Marcos e Lucas.

Apesar do autor do Evangelho de João ser anônimo, a tradição cristã geralmente a atribui para João, o Apóstolo, filho de Zebedeu e um dos doze apóstolos de Jesus. Este evangelho está tão relacionado em estilo e conteúdo com as outras três epístolas joaninas que os estudiosos tratam estes quatro livros, juntamente com o Livro de Apocalipse, como uma única coleção de escritos dentro da literatura joanina, embora não necessariamente tenham sido escritos pelo mesmo autor.

Leia aqui a Introdução ao Evangelho de João

Leia aqui o Esquema de estudo do Evangelho de João

Leia aqui o Evangelho de São João:  Capítulos de 1 a 10   –  Capítulos de 11 a 21

 

De março a junho de 2018 será estudado o Evangelho de São Mateus. Este Evangelho, transmitido em grego pela Igreja, deve ter sido escrito originariamente em aramaico, a língua falada por Jesus. O texto atual reflete tradições hebraicas, mas ao mesmo tempo testemunha uma redação grega. O vocabulário e as tradições fazem pensar em crentes ligados ao ambiente judaico; apesar disso, não se pode afirmar, sem mais, a sua origem palestinense. Geralmente pensa-se que foi escrito na Síria, talvez em Antioquia ou na Fenícia, onde viviam muitos judeus, por deixar entrever uma polémica declarada contra o judaísmo farisaico. Atendendo a elementos internos e externos ao livro, o atual texto pode datar-se dos anos 80-90, ou seja, algum tempo após a destruição de Jerusalém.

É um serviço formativo da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Lages, SC que visa à formação teológica dos leigos comprometidos com a evangelização em suas comunidades, possibilitando-os firmeza à sua fé no engajamento na construção de um mundo mais justo e mais humano.

Objetivos
Introduzir o agente de pastoral em quatro áreas básicas da Teologia: Bíblia, Doutrina, Moral e Pastoral.
Proporcionar ao agente de pastoral uma profunda aproximação da pessoa de Jesus Cristo.
Oferecer aos agentes de pastoral as condições de exercer o seu papel como leigo no mundo dando testemunho da sua fé, em diálogo com a sociedade.
Possibilitar ao agente de pastoral a formação teológica para o exercício dos diversos serviços pastorais.

Disciplinas

Bíblia  –  Introdução à Sagrada Escritura – Pentateuco – Livros históricos – Literatura Sapiencial – Profetas –  Evangelhos Sinóticos – Atos dos Apóstolos – Epístolas Paulinas – Epístolas Católicas – Literatura joanina
Teologia –  Antropologia teológica – Trindade – Revelação – Cristologia – Pneumatologia – Eclesiologia – Mariologia – Liturgia – Sacramentos – Doutrina Social da Igreja –
Espiritualidade – Ética e Moral – Escatologia e Novíssimos.
História – História de Israel – Palestina no tempo de Jesus – História da Igreja.
Pastoral
Teologia Pastoral – Sociologia – Homilética – Metodologia e Pastoral Catequética –
Psicologia Pastoral – Missiologia – Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso.

Período de 2018
O curso será realizado no período do ano de 2018 em quinze encontros por semestre, sempre as quintas feiras, ministrados pelo Padre Vergílio.
Horário: quinta feira, das 19h30min às 21h.

CALENDÁRIO DE FORMAÇÃO 2018

Março Abril Maio Junho
08, 15, 22 e 29 05, 12, 19 e 26 03, 10, 17, 24 e 31 07, 14, 21 e 28
Agosto Setembro Outubro Novembro
02, 09, 23 e 30 06, 13, 20 e 27 04, 11, 18 e 25 01, 08, 22 e 29