Formação 2024 – 2026

Curso de Formação Bíblico-teológico Pastoral

O Evangelho segundo João (em grego: Τὸ κατὰ Ἰωάννην εὐαγγέλιον, transl.: Tò katà Iōánnēn euangélion), também referido como Evangelho de João, o Quarto Evangelho ou simplesmente João, é um dos quatro evangelhos canônicos no Novo Testamento. Ele tradicionalmente é o quarto evangelho, sucedendo aos evangelhos sinóticos de Mateus, Marcos e Lucas.

Apesar do autor do Evangelho de João ser anônimo, a tradição cristã geralmente a atribui para João, o Apóstolo, filho de Zebedeu e um dos doze apóstolos de Jesus. Este evangelho está tão relacionado em estilo e conteúdo com as outras três epístolas joaninas que os estudiosos tratam estes quatro livros, juntamente com o Livro de Apocalipse, como uma única coleção de escritos dentro da literatura joanina, embora não necessariamente tenham sido escritos pelo mesmo autor.

Leia aqui a Introdução ao Evangelho de João

Leia aqui o Esquema de estudo do Evangelho de João

Leia aqui o Evangelho de São João:  Capítulos de 1 a 10   –  Capítulos de 11 a 21

Este Evangelho, transmitido em grego pela Igreja, deve ter sido escrito originariamente em aramaico, a língua falada por Jesus. O texto atual reflete tradições hebraicas, mas ao mesmo tempo testemunha uma redação grega. O vocabulário e as tradições fazem pensar em crentes ligados ao ambiente judaico; apesar disso, não se pode afirmar, sem mais, a sua origem palestinense. Geralmente pensa-se que foi escrito na Síria, talvez em Antioquia ou na Fenícia, onde viviam muitos judeus, por deixar entrever uma polémica declarada contra o judaísmo farisaico. Atendendo a elementos internos e externos ao livro, o atual texto pode datar-se dos anos 80-90, ou seja, algum tempo após a destruição de Jerusalém.

Esse é um serviço formativo eclesial que visa à formação teológico-pastoral com leigos comprometidos com a evangelização em suas comunidades, possibilitando-os firmeza na sua fé e no engajamento de construção de um mundo mais justo e mais humano.

Objetivos
Introduzir o agente de pastoral em quatro áreas básicas da Teologia: Bíblia, Doutrina, Moral e Pastoral.
Proporcionar ao agente de pastoral uma profunda aproximação da pessoa de Jesus Cristo.
Oferecer aos agentes de pastoral as condições de exercer o seu papel como leigo no mundo dando testemunho da sua fé, em diálogo com a sociedade.
Possibilitar ao agente de pastoral a formação teológica para o exercício dos diversos serviços pastorais.

Disciplinas

Bíblia  –  Introdução à Sagrada Escritura – Pentateuco – Livros históricos – Literatura Sapiencial – Profetas –  Evangelhos Sinóticos – Atos dos Apóstolos – Epístolas Paulinas – Epístolas Católicas – Literatura joanina
Teologia –  Antropologia teológica – Trindade – Revelação – Cristologia – Pneumatologia – Eclesiologia – Mariologia – Liturgia – Sacramentos – Doutrina Social da Igreja –
Espiritualidade – Ética e Moral – Escatologia e Novíssimos.
História – História de Israel – Palestina no tempo de Jesus – História da Igreja.
Pastoral
Teologia Pastoral – Sociologia – Homilética – Metodologia e Pastoral Catequética –
Psicologia Pastoral – Missiologia – Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso.
Horário: em breve…

CALENDÁRIO DE FORMAÇÃO 2024 – 2026

Veja contribuições em inglês: 

The Gospel of Mathew     –    The Gospel of Mark

The Gospel of Luke     –    The Gospel of John

Formação Pastoral Bíblico-Teológico