Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho. Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!
10-12-2019
Eclesiologia é o esforço de razão que todo homem de fé faz, lançando mão dos recursos instrumentais racionais de que dispõe, no sentido de entender e aprofundar seu conhecimento dos dados da fé referentes ao significado e estrutura que Jesus quis atribuir à sua Igreja. Trata-se de um pensamento humano (ainda que iluminado pela fé) sobre a Igreja, e, porque humano, pode ser inadequado, estreito e rígido. Como consequência, pode vir a atrapalhar o desempenho de uma pastoral adequada, que sempre depende da nossa ideia de Igreja, e, em particular, a pastoral específica que visa conseguir que todos os cristãos e todas as Igrejas cristãs cheguem a realizar concretamente a unidade que Jesus quis e quer para a sua Igreja aqui na terra.
Por isso importa refletirmos sobre alguns enfoques de eclesiologia, já bastante firmes ao nível de declarações do magistério da Igreja Católica ou da teologia, que de modo particular sirvam para abrir a Igreja e seus esforços na direção do ecumenismo. Este significa precisamente o empenho que todos os cristãos devem fazer no sentido de reobterem a unidade perdida.
Falarei para católicos e do ponto de vista católico, honestamente admitindo e concedendo que os outros cristãos discutam os nossos pontos de vista no diálogo ecumênico, uma vez que, aí, nenhuma Igreja tem por princípio direito de “enfiar goela abaixo” os seus pontos de vista às outras Igrejas sem que sejam cotejados com a vontade de Jesus mesmo, sobre sua Igreja. Porque, como veremos, termo e critério da reunificação da Igreja é Jesus mesmo e não nenhuma Igreja das atuais na precisa forma em que se encontra. A vontade de Jesus sobre a sua Igreja há de ser buscada por todas as Igrejas, inclusive pela Igreja Católica. E também esta deixa a desejar.
Categorias | Teologia
Tipo de arquivo: MP3 - Tamanho: 6,98MB - Duração 10:10 min. (96 kbps 22050 Hz)
O Prof. Pe. José Vergílio é palestrante em várias áreas de sua competência de formação profissional que abrangem os campos da Teologia Sistemática, Psicologia Social, Análise Conjuntural, Filosofia, Contextos Geopolíticos, Mobilidade humano e Sustentabilidade Planetária.
www.dovergilio.com