Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho. Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!
10-12-2019
Jesus Cristo é o divisor dos tempos, pois estes são contados “antes de Cristo” e “depois de Cristo” no mundo inteiro. Certamente Ele revolveu a face da Terra, dignificando a pessoa humana, a família, o trabalho; em síntese… revelando o homem ao homem, como o diz o Concílio Vaticano II (GS n. 22)
Durante séculos, Jesus foi considerado com puro olhar de fé; elaboraram-se então as grandes Sumas Teológicas da Escolástica (S. Tomás de Aquino, São Boaventura, João Duns Scotus …). Nos dois últimos séculos, porém, Jesus tem sido visto a partir de outras premissas que não a da fé, como a filosofia existencialista, o sociologismo, o racionalismo; também o texto dos Evangelhos tem sido submetido a estudos linguísticos e históricos mais apurados; a papirologia e a arqueologia progrediram, trazendo à tona manuscritos inéditos e documentos preciosos. Em consequência, a figura de Jesus pôde ser, de um lado, mais aprofundada; de outro, porém, sofreu distorções que pretendem tirar-lhe um tanto de sua grandeza.
O presente curso não esquecerá estes aspectos novos da pesquisa cristológica; todavia estamos conscientes de que não se pode entender corretamente Jesus Cristo senão a partir da fé: “Jesus ontem hoje e pelos séculos!” (Hb 13,8)
O curso de Cristologia é então, um curso sobre Jesus Cristo que tem por finalidade ajudá-lo a responder à questão inicial, feita pelo próprio Cristo a seus discípulos: E vós, quem dizeis que eu sou?
O Curso é divido em quatro partes (vide ementa abaixo):
1) Fundamentação bíblica;
2) História do dogma cristológico;
3) Cristologia estritamente entendida ou a Pessoa de Jesus Cristo. Procura aprofundar o mistério da Encarnação do Verbo ou a chamada “união hipostática” e suas propriedades (a graça de Jesus Cristo, a ciência e a consciência de Jesus, a sua vontade e a liberdade, as ações teândricas…).
4) O estudo da obra salvífica de Cristo ou a Soteriologia (sotéria = salvação, em grego): a vida pública, a morte de Cristo, sua ressurreição, Ascensão e Pentecostes como eventos que nos obtiveram a salvação.
Tal estudo consolida a fé e estimula a piedade. Possibilita descobrir sempre mais “a insondável riqueza de Cristo” (Ef 3,8), “no qual estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento” (Cl 2,3).
5) Cristologias dissidentes: apresenta aos cursistas diversas teses que são contrárias ao pensamento cristológico emanado da Tradição e do Magistério da Igreja.
6) Apresenta a cristologia do Cardeal Joseph Ratzinger, Papa Emérito Bento XVI, conforme apresentada na sua obra “Jesus de Nazaré”.
Categorias | Teologia
Tipo de arquivo: MP3 - Tamanho: 11,99MB - Duração 17:27 min. (96 kbps 22050 Hz)
O Prof. Pe. José Vergílio é palestrante em várias áreas de sua competência de formação profissional que abrangem os campos da Teologia Sistemática, Psicologia Social, Análise Conjuntural, Filosofia, Contextos Geopolíticos, Mobilidade humano e Sustentabilidade Planetária.
www.dovergilio.com